- abertura contextualizando o conceito de cidadania;
- linha do tempo relacionada à evolução do universo tecnológico;
- sugestões de aplicativos, sites e filmes relacionados ao aprendizado, lazer e organização, entre outros.
Além disso, propomos um relaxamento ao final de cada aula, para que os alunos pratiquem a concentração, o foco e o autoconhecimento.
Já nos manuais do mediador, há orientações para aplicação das atividades, elencando:
- conteúdos conceituais;
- conteúdos procedimentais;
- conteúdos atitudinais;
- estratégias;
- dicas para ir além
Pelo melhor uso da tecnologia
Os avanços e novidades tecnológicas soam tão naturalmente às novas gerações que, muitas vezes, ensiná-las a manusear os dispositivos informáticos é desnecessário. No entanto, tais habilidades são inversamente proporcionais à capacidade de discernimento quanto ao seu uso ético, seguro e responsável.
A tecnologia, quando bem empregada, traz resultados surpreendentes, da mesma forma, quando mal utilizada, pode gerar muito prejuízo. É importante que nossos jovens compreendam que a internet não é um fim, e sim um meio, e o resultado de seu uso dependerá da forma como foi utilizada: se para o bem ou para o mal.
Nossa proposta é trabalhar com discussões fundamentais sobre temas como cyberbullying, redes sociais, exposição excessiva, imagem social, atitude empreendedora no mundo digital, peer-to-peer, phishing, sexting, detox digital, entre outros, lembrando sempre que uma pessoa cidadã é aquela que forma laços sadios, harmoniosos, produtivos e felizes com os demais.
A Coleção Educação para a Cidadania Digit@l é composta por 5 livros paradidáticos e 5 manuais de aplicação para o mediador.