Em todos os livros do aluno há:

  • abertura contextualizando o conceito de cidadania;
  • linha do tempo relacionada à evolução do universo tecnológico;
  • sugestões de aplicativos, sites e filmes relacionados ao aprendizado, lazer e organização, entre outros.

Além disso, propomos um relaxamento ao final de cada aula, para que os alunos pratiquem a concentração, o foco e o autoconhecimento.

Já nos manuais do mediador, há orientações para aplicação das atividades, elencando:

  • conteúdos conceituais;
  • conteúdos procedimentais;
  • conteúdos atitudinais;
  • estratégias;
  • dicas para ir além

Pelo melhor uso da tecnologia

Os avanços e novidades tecnológicas soam tão naturalmente às novas gerações que, muitas vezes, ensiná-las a manusear os dispositivos informáticos é desnecessário. No entanto, tais habilidades são inversamente proporcionais à capacidade de discernimento quanto ao seu uso ético, seguro e responsável.

A tecnologia, quando bem empregada, traz resultados surpreendentes, da mesma forma, quando mal utilizada, pode gerar muito prejuízo. É importante que nossos jovens compreendam que a internet não é um fim, e sim um meio, e o resultado de seu uso dependerá da forma como foi utilizada: se para o bem ou para o mal.

Nossa proposta é trabalhar com discussões fundamentais sobre temas como cyberbullying, redes sociais, exposição excessiva, imagem social, atitude empreendedora no mundo digital, peer-to-peer, phishing, sexting, detox digital, entre outros, lembrando sempre que uma pessoa cidadã é aquela que forma laços sadios, harmoniosos, produtivos e felizes com os demais.

A Coleção Educação para a Cidadania Digit@l é composta por 5 livros paradidáticos e 5 manuais de aplicação para o mediador.